Blog desenvolvido com objetivo de trazer algumas das principais informações deste município, do Brasil e do mundo. #SOMOSPIONEIORES

terça-feira, 1 de setembro de 2020

CASO AS ELEIÇÕES FOSSEM DESCIDIDAS HOJE, PAULINHO ESTARIA ELEITO, o ATUAL PREFEITO SERIA O ÚLTIMO (2º TURNO)



 Se as eleições fossem descididas hoje, partindo do pressuposto apenas dos números de seguidores do Instagram, Paulinho da Balsa estaria eleito e Eliana Passos seria a segunda mais votada.

É importante destacar que essa pesquisa apresenta alguns grandes questionamentos: 

1º boa parte da população eleitoral não tem acesso as redes sociais.

2º uma só pessoa pode seguir todos (vários) candidatos, na eleição só é possível 1.

Obs: mesmo assim, cabe destacar que aquele que dominar e conseguir exercer maior poder de influência (real) nas redes, sem dúvidas estará muitos passoas à frente da concorrência. 


O SEGUNDO TURNO SERIA POSSÍVEL, DE ACORDO COM O TSE;

"Pelo critério da maioria absoluta(mais de 50%) , para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.

 Não tendo sido atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo escrutínio. A Constituição de 1988 prevê ainda uma regra para os casos de morte, desistência ou impedimento legal de candidato antes de realizado o segundo turno. Nesses casos, é convocado, entre os remanescentes, aquele de maior votação no primeiro turno, garantindo, assim, que o critério da maioria absoluta seja sempre observado para aqueles cargos em relação aos quais foi adotado o sistema eleitoral majoritário de dois turnos."


Mais informações em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-6-ano-3/quando-afinal-ha-segundo-turno-em-uma-eleicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário